Noticias

Suporte técnico software bibliotecas

O serviço de suporte técnico destina-se a clientes Bibliosoft que tenham contratos de manutenção com a empresa GUIA e onde prestamos apoio às aplicações BIBLIObase e BIBLIO.net. Os clientes que têm contrato de manutenção com a GUIA podem usufruir de vários pacotes de serviços que poderão passar por apoio técnico local, remoto, por telefone e/ou por um Centro de Ajuda pela Internet com as seguintes funcionalidades:

• Portal de ajuda;
• Base de dados com respostas de apoio;
• Novidades para as aplicações/serviços de apoio;
• Serviço de mensagens instantâneas (chat);
• Gestão de pedidos de apoio recebidos por e-mail;

  ...

As instituições que adquirem este serviço de Suporte Técnico têm a sua Base de Dados bibliográfica a funcionar melhor, assim como todos os aspetos relacionados com a gestão da solução informática para gestão de bibliotecas que possuem.

As tarefas a executar no âmbito destes contratos compreendem:

• Manutenção preventiva;
• Análise e reorganização das bases de dados;
• Acesso periódico ao servidor para manutenção das bases de dados associadas aos diversos módulos;
• Atualização dos módulos e formatos;
• Manutenção do formato Unimarc (inclusão de novos campos na estrutura da base de dados, assim como nos formatos de visualização/impressão;
• Alterações Globais de conteúdos das bases de dados;
• Criação de rotinas tendo em vista resolução de situação pontuais no que toca a alterações globais;
• Atualização gratuita da interface WEB sempre que surgirem novas funcionalidades.

Os preços que praticamos são ajustados à realidade das diferentes instituições que prestamos apoio - Escolas, Bibliotecas Municipais - e tendem a ser pacotes bastante acessíveis.

Se pretende aderir ao serviço de suporte, contacte-nos.

Outros conteúdos relacionados:

Topo da Página   |   Clique aqui para obter um orçamento

Lista de Serviços

Serviços executados

Digitalização de livros de actas da Junta de Freguesia da Maia

O serviço foi executado com um scanner PLANETÁRIO, O Kodak Filemaster+, solução ideal para digitalização de material encadernado ou até ao formato A2. A digitalização dos livros foi executada com a criação de lotes que obedeceram à unidade de instalação digitalizada. As imagens matrizes criadas foram gravadas como imagens individuais em formato TIFF (Tagged Image File Format).

Após a digitalização foram efectuados testes de qualidade para verificar a imagens criadas e proceder a novas digitalizações para imagens cuja qualidade/leitura não fosse a ideal.

No final foram gravadas a imagens em DVDs e entregeus ao cliente com o respetivo Relatório da Digitalização.

Restauro e encadernação de livros de atas da junta de freguesia da Maia

A empresa Guia efetuou o restauro dos livros de atas mais antigos da Junta de Freguesia da Maia. No restauro, preenchemos lacunas e rasgões e foi efetua a limpeza mecânica de todos os fólios.

Todos os cadernos foram cozidos manualmente e foi efectuada meia–encadernação (lombada e cantos em tecido) com "papel lagarto" de cor vermelha em consonância com as capas anteriores que foram substituídas por estarem em mau estado.

Finalmente foi criada uma nova etiqueta à semelhança das que estavam degradadas, nas capas originais.

Avaliação da documentação acumulada do arquivo da empresa Norma Açores

No âmbito desse projecto a GUIA desenvolveu as seguintes tarefas:

– Triagem da documentação;
– Relatório de Avaliação de Documentação Acumulada remetido à CCARAA;
– Registo de lombadas de documentação a conservar;
– Coordenação do transporte da documentação;
– Higienização;
– Emissão dos Autos de Eliminação;
– Organização da documentação no depósito final com atribuição de Cotas;
– Formação em "Boas práticas de Arquivo"
1 2 3

Serviços de arquivo

Tradicionalmente os serviços de arquivo só são vistos como parte integrante de instituições detentoras de espólios valiosos e antigos. No entanto, é cada vez mais importante, nas empresas actuais, haver um investimento na organização e gestão da sua documentação obtendo, assim, os seguintes benefícios:
  • Melhor rentabilização do espaço
  • Cumprimento dos prazos legais de conservação
  • Melhor circulação e recuperação da informação
  • Melhor e mais rápida decisão/execução de processos

Novo Serviço

Migração de formatos e suportes de imagens.

Com o advento das novas tecnologias Tornou-se prioritário pensarmos num plano de preservação a longo prazo das imagens das nossas colecções.

Para as fotografias/documentos digitalizados ou a digitalizar temos que ponderar porque é que estamos a conservar digitalmente e pensar na sua preservação para o futuro - identificando os melhores formatos, substituindo-os para novos formatos/suportes de imagem sempre que estes estiverem a ficar obsoletos.