Suporte técnico software bibliotecas
O serviço de suporte técnico destina-se a clientes Bibliosoft que tenham contratos de manutenção com a empresa GUIA e onde prestamos apoio às aplicações BIBLIObase e BIBLIO.net. Os clientes que têm contrato de manutenção com a GUIA podem usufruir de vários pacotes de serviços que poderão passar por apoio técnico local, remoto, por telefone e/ou por um Centro de Ajuda pela Internet com as seguintes funcionalidades:
• Portal de ajuda;• Base de dados com respostas de apoio;
• Novidades para as aplicações/serviços de apoio;
• Serviço de mensagens instantâneas (chat);
• Gestão de pedidos de apoio recebidos por e-mail;
  ...
As instituições que adquirem este serviço de Suporte Técnico têm a sua Base de Dados bibliográfica a funcionar melhor, assim como todos os aspetos relacionados com a gestão da solução informática para gestão de bibliotecas que possuem.
As tarefas a executar no âmbito destes contratos compreendem:
• Manutenção preventiva;• Análise e reorganização das bases de dados;
• Acesso periódico ao servidor para manutenção das bases de dados associadas aos diversos módulos;
• Atualização dos módulos e formatos;
• Manutenção do formato Unimarc (inclusão de novos campos na estrutura da base de dados, assim como nos formatos de visualização/impressão;
• Alterações Globais de conteúdos das bases de dados;
• Criação de rotinas tendo em vista resolução de situação pontuais no que toca a alterações globais;
• Atualização gratuita da interface WEB sempre que surgirem novas funcionalidades.
Os preços que praticamos são ajustados à realidade das diferentes instituições que prestamos apoio - Escolas, Bibliotecas Municipais - e tendem a ser pacotes bastante acessíveis.
Se pretende aderir ao serviço de suporte, contacte-nos.
Outros conteúdos relacionados:
Topo da Página   |   Clique aqui para obter um orçamentoLista de Serviços
- Criação de instrumentos de classificação e normalização
- Transferência de documentação
- Avaliação e destruição de documentação
- Catalogação e Indexação
- Digitalização
- Migração de suportes/formatos
- Alojamento de catálogos
- Suporte técnico software bibliotecas
- Formação
- Higienização de documentação
- Restauro e encadernação de livros
Serviços executados

Digitalização de livros de actas da Junta de Freguesia da Maia
O serviço foi executado com um scanner PLANETÁRIO, O Kodak Filemaster+, solução ideal para digitalização de material encadernado ou até ao formato A2. A digitalização dos livros foi executada com a criação de lotes que obedeceram à unidade de instalação digitalizada. As imagens matrizes criadas foram gravadas como imagens individuais em formato TIFF (Tagged Image File Format).
Após a digitalização foram efectuados testes de qualidade para verificar a imagens criadas e proceder a novas digitalizações para imagens cuja qualidade/leitura não fosse a ideal.
No final foram gravadas a imagens em DVDs e entregeus ao cliente com o respetivo Relatório da Digitalização.

Restauro e encadernação de livros de atas da junta de freguesia da Maia
A empresa Guia efetuou o restauro dos livros de atas mais antigos da Junta de Freguesia da Maia. No restauro, preenchemos lacunas e rasgões e foi efetua a limpeza mecânica de todos os fólios.
Todos os cadernos foram cozidos manualmente e foi efectuada meia–encadernação (lombada e cantos em tecido) com "papel lagarto" de cor vermelha em consonância com as capas anteriores que foram substituídas por estarem em mau estado.
Finalmente foi criada uma nova etiqueta à semelhança das que estavam degradadas, nas capas originais.

Avaliação da documentação acumulada do arquivo da empresa Norma Açores
No âmbito desse projecto a GUIA desenvolveu as seguintes tarefas:
– Triagem da documentação; – Relatório de Avaliação de Documentação Acumulada remetido à CCARAA; – Registo de lombadas de documentação a conservar; – Coordenação do transporte da documentação; – Higienização; – Emissão dos Autos de Eliminação; – Organização da documentação no depósito final com atribuição de Cotas; – Formação em "Boas práticas de Arquivo"Serviços de arquivo
Tradicionalmente os serviços de arquivo só são vistos como parte integrante de instituições detentoras de espólios valiosos e antigos. No entanto, é cada vez mais importante, nas empresas actuais, haver um investimento na organização e gestão da sua documentação obtendo, assim, os seguintes benefícios:
- Melhor rentabilização do espaço
- Cumprimento dos prazos legais de conservação
- Melhor circulação e recuperação da informação
- Melhor e mais rápida decisão/execução de processos
Novo Serviço

Migração de formatos e suportes de imagens.
Com o advento das novas tecnologias Tornou-se prioritário pensarmos num plano de preservação a longo prazo das imagens das nossas colecções.Para as fotografias/documentos digitalizados ou a digitalizar temos que ponderar porque é que estamos a conservar digitalmente e pensar na sua preservação para o futuro - identificando os melhores formatos, substituindo-os para novos formatos/suportes de imagem sempre que estes estiverem a ficar obsoletos.