Formação
Disponibilizamos formação através de pessoal devidamente formado em Ciências Documentais - vertente Arquivo e Biblioteca. A formação que ministramos é direcionada para:
• Arquivos Empresariais - áreas administrativa e de arquivo;• Arquivos públicos, municipais e privados;
• Bibliotecas;
• Centros de Documentação e Informação (CDI);
Temos ações de formação organizadas para as nossas principais áreas de intervenção, mas estamos disponíveis para organizar outras ações de formação a pedido dos nossos clientes, desde que para tal sejam dentro da nossa área de especialização e formação.
Algumas formações que organizamos:
• Boas práticas em arquivo;• Boas práticas em digitalização;
• Gestão de documentos em formato digital;
• Preservação de objetos digitais;
• Introdução ao DigitArq
• Catalogação e indexação;
• Introdução ao BIBLIObase;
• Formação em BIBLIObase;
• Formação em BIBLIO.net - brevemente.
A formação pode ser dada presencialmente, inclusivamente nas instalações do cliente, ou pela Internet através de uma plataforma de formação online.
A plataforma que utilizamos para formação na Internet é a Vyew e permite a apresentação de documentos, mensagens instantâneas, vídeo, som, anotações voz e escritas, sublinhar e evidenciar partes mais importantes de documentos e permite também a partilha de monitores (formador) para melhor exemplificar e esclarecer dúvidas. Este sistema não necessita de qualquer instalação de software e permite a participação dos formandos como se estivessem no mesmo local do formador. Além destas funcionalidades todas, o cliente consegue poupar nas deslocações, estadia e alimentação, necessárias para formações no local.
Se pretende atualizar os seus conhecimentos através da nossa formação, contacte-nos.
Outros conteúdos relacionados:
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- Criação de instrumentos de classificação e normalização
- Transferência de documentação
- Avaliação de documentação
- Catalogação e Indexação
- Digitalização
- OCR - reconhecimento de carater ótico
- Migração de suportes/formatos
- Alojamento de catálogos
- Suporte técnico software bibliotecas
- Formação
- Higienização de documentação
- Restauro e encadernação de livros
Serviços executados

Digitalização de livros de actas da Junta de Freguesia da Maia
O serviço foi executado com um scanner PLANETÁRIO, O Kodak Filemaster+, solução ideal para digitalização de material encadernado ou até ao formato A2. A digitalização dos livros foi executada com a criação de lotes que obedeceram à unidade de instalação digitalizada. As imagens matrizes criadas foram gravadas como imagens individuais em formato TIFF (Tagged Image File Format).
Após a digitalização foram efectuados testes de qualidade para verificar a imagens criadas e proceder a novas digitalizações para imagens cuja qualidade/leitura não fosse a ideal.
No final foram gravadas a imagens em DVDs e entregeus ao cliente com o respetivo Relatório da Digitalização.

Restauro e encadernação de livros de atas da junta de freguesia da Maia
A empresa Guia efetuou o restauro dos livros de atas mais antigos da Junta de Freguesia da Maia. No restauro, preenchemos lacunas e rasgões e foi efetua a limpeza mecânica de todos os fólios.
Todos os cadernos foram cozidos manualmente e foi efectuada meia–encadernação (lombada e cantos em tecido) com "papel lagarto" de cor vermelha em consonância com as capas anteriores que foram substituídas por estarem em mau estado.
Finalmente foi criada uma nova etiqueta à semelhança das que estavam degradadas, nas capas originais.

Avaliação da documentação acumulada do arquivo da empresa Norma Açores
No âmbito desse projecto a GUIA desenvolveu as seguintes tarefas:
– Triagem da documentação; – Relatório de Avaliação de Documentação Acumulada remetido à CCARAA; – Registo de lombadas de documentação a conservar; – Coordenação do transporte da documentação; – Higienização; – Emissão dos Autos de Eliminação; – Organização da documentação no depósito final com atribuição de Cotas; – Formação em "Boas práticas de Arquivo"Serviços de arquivo
Tradicionalmente os serviços de arquivo só são vistos como parte integrante de instituições detentoras de espólios valiosos e antigos. No entanto, é cada vez mais importante, nas empresas actuais, haver um investimento na organização e gestão da sua documentação obtendo, assim, os seguintes benefícios:
- Melhor rentabilização do espaço
- Cumprimento dos prazos legais de conservação
- Melhor circulação e recuperação da informação
- Melhor e mais rápida decisão/execução de processos
Novo Serviço

Migração de formatos e suportes de imagens.
Com o advento das novas tecnologias Tornou-se prioritário pensarmos num plano de preservação a longo prazo das imagens das nossas colecções.Para as fotografias/documentos digitalizados ou a digitalizar temos que ponderar porque é que estamos a conservar digitalmente e pensar na sua preservação para o futuro - identificando os melhores formatos, substituindo-os para novos formatos/suportes de imagem sempre que estes estiverem a ficar obsoletos.