Catalogação e Indexação
A Catalogação e a Indexação são instrumentos que servem, no primeiro caso descrever documentação de forma uniforme e mediante normas.
No caso da indexação podemos classificar a documentação de forma padronizada, permitindo a construção de índices e de pontos de acesso normalizados.
A utilização destas funções permite, numa instituição melhor classificar a sua informação, recuperando-a no futuro de forma mais rápida e segura. Podemos também acrescentar que tais práticas evitam o "desaparecimento" de informação.
Catalogámos e indexamos livros, revistas e outros recursos bibliográficos para bibliotecas públicas, privadas ou pessoais. Podemos fazê-lo diretamente, através da análise dos mesmos, ou indiretamente, através da análise das fichas de registo das bibliotecas - isto, especialmente, em bibliotecas mais antigas e por informatizar. Nestes casos os registos são inseridos diretamente numa Base de Dados, utilizando para o efeito o BIBLIObase ou o BIBLIO.net podendo ser exportados, posteriormente, para outras aplicações
A nível de arquivos históricos, e quando descrevendo documentação de conservação permanente registamos a informação através da aplicação DigitArq. Os registos podendo, igualmente, ser exportados.
Quando estamos a catalogar documentação de arquivos recentes, ainda na sua fase ativa, podemos utilizar outras ferramentas, inclusivamente as aplicações que o cliente disponibiliza, ou, ainda, associar a digitalização de documentação com a sua catalogação através da aplicação de digitalização.
Ao nível das empresas que já façam catalogação podemos igualmente apoiá-las a atualizar as suas Bases de Dados.
O resultado do processo de catalogação e indexação pode ser utilizado para a criação de Inventários e Catálogos.
No caso de ter de registar muita informação mensalmente e de necessitar de ajuda nesta tarefa, peça-nos uma visita sem compromisso.
Outros conteúdos relacionados:
- Criação de intrumentos de classificação e normalização
- Transferência de documentação
- Avaliação e destruição de documentação
- Digitalização
- Migração de suportes/formatos
Lista de Serviços
- Criação de instrumentos de classificação e normalização
- Transferência de documentação
- Avaliação de documentação
- Catalogação e Indexação
- Digitalização
- OCR - reconhecimento de carater ótico
- Migração de suportes/formatos
- Alojamento de catálogos
- Suporte técnico software bibliotecas
- Formação
- Higienização de documentação
- Restauro e encadernação de livros
Serviços executados

Digitalização de livros de actas da Junta de Freguesia da Maia
O serviço foi executado com um scanner PLANETÁRIO, O Kodak Filemaster+, solução ideal para digitalização de material encadernado ou até ao formato A2. A digitalização dos livros foi executada com a criação de lotes que obedeceram à unidade de instalação digitalizada. As imagens matrizes criadas foram gravadas como imagens individuais em formato TIFF (Tagged Image File Format).
Após a digitalização foram efectuados testes de qualidade para verificar a imagens criadas e proceder a novas digitalizações para imagens cuja qualidade/leitura não fosse a ideal.
No final foram gravadas a imagens em DVDs e entregeus ao cliente com o respetivo Relatório da Digitalização.

Restauro e encadernação de livros de atas da junta de freguesia da Maia
A empresa Guia efetuou o restauro dos livros de atas mais antigos da Junta de Freguesia da Maia. No restauro, preenchemos lacunas e rasgões e foi efetua a limpeza mecânica de todos os fólios.
Todos os cadernos foram cozidos manualmente e foi efectuada meia–encadernação (lombada e cantos em tecido) com "papel lagarto" de cor vermelha em consonância com as capas anteriores que foram substituídas por estarem em mau estado.
Finalmente foi criada uma nova etiqueta à semelhança das que estavam degradadas, nas capas originais.

Avaliação da documentação acumulada do arquivo da empresa Norma Açores
No âmbito desse projecto a GUIA desenvolveu as seguintes tarefas:
– Triagem da documentação; – Relatório de Avaliação de Documentação Acumulada remetido à CCARAA; – Registo de lombadas de documentação a conservar; – Coordenação do transporte da documentação; – Higienização; – Emissão dos Autos de Eliminação; – Organização da documentação no depósito final com atribuição de Cotas; – Formação em "Boas práticas de Arquivo"Serviços de arquivo
Tradicionalmente os serviços de arquivo só são vistos como parte integrante de instituições detentoras de espólios valiosos e antigos. No entanto, é cada vez mais importante, nas empresas actuais, haver um investimento na organização e gestão da sua documentação obtendo, assim, os seguintes benefícios:
- Melhor rentabilização do espaço
- Cumprimento dos prazos legais de conservação
- Melhor circulação e recuperação da informação
- Melhor e mais rápida decisão/execução de processos
Novo Serviço

Migração de formatos e suportes de imagens.
Com o advento das novas tecnologias Tornou-se prioritário pensarmos num plano de preservação a longo prazo das imagens das nossas colecções.Para as fotografias/documentos digitalizados ou a digitalizar temos que ponderar porque é que estamos a conservar digitalmente e pensar na sua preservação para o futuro - identificando os melhores formatos, substituindo-os para novos formatos/suportes de imagem sempre que estes estiverem a ficar obsoletos.