OCR | reconhecimento de carater ótico
Conceito
O reconhecimento de carater ótico (OCR - Optical character recognition em inglês) é sumariamente a extração de texto de uma imagem efetuado por software especializado.O ato de fotografarmos uma imagem ou digitalizarmos um documento não produz por si só um documento pesquisável, mesmo que essa imagem seja guardada em PDF (Portable Document Format). Para termos a possibilidade de selecionar e copiar o texto a imagem digitalizada tem de ser processada por um motor de OCR - software que analiza a imagem e produz um novo documento com o texto e/ou o texto e a imagem.
Tecnologia
Estes serviços são efetuados com a tecnologia mais recente e oferecem uma grande variedade de possíveis ficheiros a criar (outputs). Podemos criar o resultado associado ou não às imagens matrizes (originais) e criar PDF pesquisáveis, eBooks, ou simplesmente documentos de texto editável.
Como um dos objetivos principais pretendido com a execução desses serviços é o aumento da longevidade da documentação digitalizada, toda a metainformação relacionada com as imagens processadas, o software utilizado e ações e agentes sobre o procedimento de OCR podem ser registados segundo a norma MIX (Metadata for Images in XML Standard) na parte relativa à metainformação administrativa do ficheiro METS.
METS/ALTO
Neste serviço de reconhecimento de caracter ótico podemos, igualmente, produzir ficheiros METS/Alto (Analyze Layout and Text Object), norma suportada pela Bibliotecado Congresso (http://www.loc.gov/standards/alto/). A utilizaçãode ficheiros Alto permite a rentabilização e poderá aumentar a longevidade da informação pois toda a informação é guardada em ficheiro XML esse ficheiro é entendido e interpretado tanto por humanos como pela máquina, pois todos os conteúdos estão devidamente identificados. Além disso, a própria apresentação dos conteúdos resultantes do OCR, no ficheiro Alto, poderá ser alterada através de transformação por XSLT, alterando a apresentação ou, mesmo, criando outro XML derivado do inicialmente criado, facilitanto assim tarefas de transformação e adaptando a nossa informação a diferentes públicos, etc..
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Pode inclusivamente enviar-nos uma imagem (preferencialmente com resolução de 300 dpi) para ver o resultado final após o nosso tratamento técnico.
Outros conteúdos relacionados:
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- Criação de instrumentos de classificação e normalização
- Transferência de documentação
- Avaliação de documentação
- Catalogação e Indexação
- Digitalização
- OCR - reconhecimento de carater ótico
- Migração de suportes/formatos
- Alojamento de catálogos
- Suporte técnico software bibliotecas
- Formação
- Higienização de documentação
- Restauro e encadernação de livros
Serviços executados

Digitalização de livros de actas da Junta de Freguesia da Maia
O serviço foi executado com um scanner PLANETÁRIO, O Kodak Filemaster+, solução ideal para digitalização de material encadernado ou até ao formato A2. A digitalização dos livros foi executada com a criação de lotes que obedeceram à unidade de instalação digitalizada. As imagens matrizes criadas foram gravadas como imagens individuais em formato TIFF (Tagged Image File Format).
Após a digitalização foram efectuados testes de qualidade para verificar a imagens criadas e proceder a novas digitalizações para imagens cuja qualidade/leitura não fosse a ideal.
No final foram gravadas a imagens em DVDs e entregeus ao cliente com o respetivo Relatório da Digitalização.

Restauro e encadernação de livros de atas da junta de freguesia da Maia
A empresa Guia efetuou o restauro dos livros de atas mais antigos da Junta de Freguesia da Maia. No restauro, preenchemos lacunas e rasgões e foi efetua a limpeza mecânica de todos os fólios.
Todos os cadernos foram cozidos manualmente e foi efectuada meia–encadernação (lombada e cantos em tecido) com "papel lagarto" de cor vermelha em consonância com as capas anteriores que foram substituídas por estarem em mau estado.
Finalmente foi criada uma nova etiqueta à semelhança das que estavam degradadas, nas capas originais.

Avaliação da documentação acumulada do arquivo da empresa Norma Açores
No âmbito desse projecto a GUIA desenvolveu as seguintes tarefas:
– Triagem da documentação; – Relatório de Avaliação de Documentação Acumulada remetido à CCARAA; – Registo de lombadas de documentação a conservar; – Coordenação do transporte da documentação; – Higienização; – Emissão dos Autos de Eliminação; – Organização da documentação no depósito final com atribuição de Cotas; – Formação em "Boas práticas de Arquivo"Serviços de arquivo
Tradicionalmente os serviços de arquivo só são vistos como parte integrante de instituições detentoras de espólios valiosos e antigos. No entanto, é cada vez mais importante, nas empresas actuais, haver um investimento na organização e gestão da sua documentação obtendo, assim, os seguintes benefícios:
- Melhor rentabilização do espaço
- Cumprimento dos prazos legais de conservação
- Melhor circulação e recuperação da informação
- Melhor e mais rápida decisão/execução de processos
Novo Serviço

Migração de formatos e suportes de imagens.
Com o advento das novas tecnologias Tornou-se prioritário pensermos num plano de preservação a longo prazo das imagens das nossas colecções.Para as fotografias/documentos digitalizados ou a digitalizar temos que ponderar porque é que estamos a conservar digitalmente e pensar na sua preservação para o futuro - identificando os melhores formatos, substituindo-os para novos formatos/suportes de imagem sempre que estes estiverem a ficar obsoletos.